Movimentos

Conheça os movimentos de nossa Paróquia.



“Ó Maria, que coloca nas nossas mãos a coroa do Santo Rosário, ensina-nos a recitá-lo
tornando-nos, na sua escola, autênticos contemplativos e testemunhas de Cristo”.


Iniciou-se aqui em nossa Paróquia em fevereiro de 2008 após um grupo de pessoas do ECC terem participado de uma Palestra realizada pelo Padre Márcio.
Ele é realizado toda segunda feira às 20 horas na casa de uma família de nossa comunidade. Participam deste terço apenas homens e o objetivo principal é fazer com que nós homens possamos refletir um pouco mais sobre as graças que Deus derrama em nossos lares com a interseção de Nossa Senhora, mostrando-nos o quanto é importante o diálogo, a compreensão, o companheirismo, pois nossa primeira igreja é o nosso lar.
Se conseguirmos ser justos com nossa esposa, nossos filhos estaremos dando um grande passo para ajudar a preservar nossas famílias. Uma família que caminha com Deus sempre será mais forte na hora das dificuldades. O Terço dos Homens (terço de Nossa senhora do Perpétuo Socorro)  foi fundado por Frei Peregrino em 08 de setembro de 1936 na Vila Providência atual cidade de Itabi/SE e hoje está espalhado por todos os Estados do Brasil.
Aproveitamos esta oportunidade para convidar a todos os homens que queiram caminhar conosco neste caminho de oração que nos procure na paróquia São Miguel Arcanjo que com certeza serão recebidos de Braços abertos. 

Nosso grupo tem o Nome de Maria Passa na Frente e com certeza ela continuará passando na frente de todas as nossas famílias. 

Mais informações sobre a origem do Terço dos Homens







A busca pela Santificação Pessoal motivou Ozanam e seus companheiros a fundar a Sociedade de São Vicente de Paulo. Prestar serviços aos que estiverem em dificuldades e levá-los a Deus sempre que possível é uma missão que faz parte do dia a dia dos vicentinos. A maior preocupação de Ozanam era o aprimoramento espiritual de seus participantes, sendo os assistidos os providenciais meios que Deus nos deu para isso.
Frederico Ozanam deixa como exemplo que o vicentino deve insistir na promoção integral do assistido, orientando-o no plano material, mas muito mais no plano espiritual, para levá-lo a participaçao no Reino de Deus. Dessa forma, os vicentinos devem estar sempre buscando orientações e atualizando-se nas modernas maneiras de assistir os homens de nossos dias, em suas misérias.
Para que a caridade seja organizada, surgiram as Conferencias Vicentinas: grupos de pessoas, formadas, de no máximo, 15 (quinze) membros. É por meio de reuniões semanais que os voluntários planejam o atendimento as famílias necessitadas e dividem a equipe para a realizaçao de visitas aos assistidos. Uma forma de estar mais próximo dos pobres, e propor novas soluções para amenizar as desigualdades sociais.
Saiba mais sobre os princípios fundamentais da SSVP
Conheça como são realizadas as reuniões de conferências






        O Apostolado da Oração - AO, é a união de pessoas que procuram consagrar suas vidas a Deus pela Oração e pelo testemunho. É um serviço a Igreja. A principal devoção é o culto ao Sagrado Coração de Jesus.
     Os membros do Apostolado encontram na oração e na vida sacramental, a força e a vitalidade. O Apostolado da Oração é uma associação de âmbito universal, da Igreja Católica. A espiritualidade do Apostolado se baseia no oferecimento do dia, na vivência da Eucaristia, na devoção especial a Nossa Senhora, rezando diariamente o terço e na invocação ao Divino Espírito Santo, fonte de paz e sabedoria eterna.
      O Apostolado está sempre em sintonia com o Papa. Podem participar, pessoas de ambos os sexos, inscrevendo-se como associado, inicialmente, e depois de um determinado prazo de vivência, passarão a zeladores ou zeladoras. 
          A administração  espiritual, a animação religiosa e a formação das lideranças do Apostolado da Oração cabem ao Diretor Espiritual. O Papa João Paulo II assim se expressou: "O testemunho do coração do Papa e do coração de Cristo é o Apostolado da Oração."

(Maria de Lourdes)














Olá Jovem Legionário,
O Rio de Janeiro está de braço abertos para receber você. Venha fazer parte desse encontro de fé e oração. Garanta a sua hospedagem entrando no link:http://www.rio2013.com /pt /hospedagem . Não esqueçam de fazer uma observação dizendo que você faz parte da Juventude LegionáriaE, por fim, envie um e-mail para senatus@legiaodemaria.org.br dizendo: 


Eu já estou na JMJ 2013. E boa Jornada Mundial da Juventude 2013!


   Uma Associação formada por leigos, que tem como fim a glória de Deus, pela santidade de seus membros, através de oração e por um trabalho de apostolado em favor do próximo.
     O sistema legionário hoje espalhado por todo o mundo,tem se mostrado eficaz para ajudar o Católico a praticar sua fé.
A reunião semanal é o coração donde jorra para as veias e artérias o sangue vivificante, fonte de luz e de energia. Para o legionário, a reunião é o lugar em que a Mãe Santíssima está à sua espera, e onde amigos verdadeiros e fiéis agrupam-se à sua volta; um lugar para descansar e renovar as forças, após o fiel cumprimento da tarefa que lhe foi confiada.
   Na reunião da Legião, um lugar onde o amor sincero consegue sobreviver às dificuldades, o ambiente de oração e amor a Deus e ao próximo é pleno de apoio e estímulo para combater o desânimo, as incompreensões, a ingratidão, o medo do ridículo, o cansaço, a monotonia e, por vezes, o aparente insucesso. Entre os membros da Legião, a reunião é um lugar em que a opinião alheia é ouvida e respeitada com caridade.
      Na reunião se aprende a rezar, a se basear não nos próprios esforços e atividades, mas na graça divina e no apoio do irmão, que é canal de amor e graça.


EM NOSSA PARÓQUIA
Durante o ano temos várias atividades, e uma delas é o passeio legionário que se realizará no dia 30 de setembro, em Aparecida de Monte Alto.
Nossas reuniões - todas as quartas-feiras às 15h na Matriz São Miguel Arcanjo.
Venha participar!


NOTÍCIAS 












link oficial: http://www.ecc.conselhonacional.com.br/j/



O Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é "ser Igreja hoje" e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social.
A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à Luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja.

(Orientações pastorais sobre o matrimônio – CNBB Doc. Nº 12) (DN-pág. 13)


Regional Sul 1 (São Paulo)


Responsáveis - Mons. Almir e Pedro e Edna



No Brasil, a Renovação Carismática Católica chegou no mês de junho de 1969, em três localidades simultaneamente: Campinas-SP, Campo Grande-MS, e em uma cidade do interior do Amazonas.
A partir do início dos anos setenta, alguns sacerdotes jesuítas, entre eles os padres Sales e Haroldo Hahnn, começaram a realizar pelo Brasil experiências de oração, no início denominadas de Experiência do Espírito Santo. Muitos líderes de movimentos como o Cursilho de Cristandade e dos Treinamentos de Liderança Cristã (TLC) participaram das experiências de oração. Esses líderes assumiram uma evangelização com identidade própria e logo já se organizaram como movimento. Era a Renovação Carismática Católica que nascia no Brasil.
Padres, dentre tantos outros que vieram depois, como Jonas Abib e Eduardo Daugherty, este desde os tempos de seminarista, propiciaram a segurança necessária aos primeiros formadores e coordenadores da Renovação.




site oficial: http://www.maeperegrina.org.br/


Movimento mãe rainha de shoenstat
       O Movimento Apostólico de Schoenstatt faz parte da Obra Internacional de Schoenstatt, fundada pelo Pe. José Kentenich em 18 de outubro de 1914, em Schoenstatt, na Alemanha. 
O ato da Fundação é a Aliança de Amor, selada pelo Pe. José Kentenich juntamente com um grupo de seminaristas pallottinos convidando a Mãe de Deus a estabelecer-se numa Capelinha e fazer dela um Santuário de graças, de onde partisse um movimento de renovação religioso e moral para mundo.
      As circunstâncias comprovam que Nossa Senhora aceita esse convite e leva a sério a consagração realizada. Em poucos anos a Mãe de Deus atrai muitas pessoas a este lugar de graças realizando prodígios de transformações nas almas.
        A Obra é duramente provada no decorrer das duas guerras mundiais e também por meio das autoridades eclesiásticas. Tais dificuldades aprofundam ainda mais a espiritualidade própria de Schoenstatt e amadurecem o amor e a fidelidade à Igreja de todos os que se empenham por essa Obra.




São José oferece uma ermida para a MTA

Ir. M. Nilza P. da Silva
A Mãe e Rainha, a partir do Santuário, vai em busca dos filhos onde eles se encontram. Ao mesmo tempo, é sem limites a forma como seus filhos amados demonstram o seu amor por ela. Leva Schoenstatt no coração
Pe. Jorge, Rancho Alegre/PR, é um filho que descobriu o segredo da aliança de amor e, desde então, por onde passa conduz muitas pessoas a descobrirem o mesmo segredo de sua alegria.
Como pároco, na São José, em Rancho Alegre, diocese de Campo Mourão/PR, leva junto os ramos da Liga e, por meio deles, muitos encontram o seu ideal de vida. Há pouco tempo na cidade, o pároco conta: “Temos aqui a Campanha, da Mãe Peregrina para adultos e na catequese. Estamos começando com a liga das mães e vamos iniciar o terço dos homens, se Deus e a MTA quiserem.”

São José acolhe sua esposa
Mas, desde 29 de Janeiro de 2011, seus paroquianos tem algo mais: São José acolhe sua esposa e lhe concede uma linda morada: a Ermida da MTA é abençoada e atrai muitas pessoas.
“Ela foi conquista com muita oração do terço e ofertas ao capital de graças, explica Pe. Jorge. Nós entregamos tudo na celebração de 60 anos da Campanha da Mãe Peregrina, que aconteceu em dezembro em Campo Mourão, no terceiro domingo de dezembro.”
Contudo, além das ofertas espirituais, é necessário ainda um bom investimento financeiro. Para isso, também se unem os filhos dessa querida Mãe. “Ganhamos da prefeitura, a estampa da MTA, os pedreiros deixaram a mão de obra pela metade do preço e o serralheiro deu a metade da estrutura.”
O dia da bênção da ermida reuniu schoenstattianos da redondeza, eles vieram ajudar a animar a celebração. E o céu se abriu em graças, de modo que, devido a chuva, a celebração acontece dentro da igreja e todos se dirigem a ermida somente para o momento da benção.

O cultivo da vida
Desde então, o local é um ponto turistico da cidade. Todos os dias há pessoas na ermida, pois eles sabem que a atuação da Mãe e Rainha, a partir dali, depende das contribuições para o capital de graças e do vínculo com o Santuário. “As pessoas visitam todos os dias a MTA e rezam o terço. Nas missas do dia 18, celebração da aliança, nós começamos lá com o terço.” Diz o padre e finaliza: “Está sendo uma bênção para nossa comunidade, graças a Deus. E nós também vamos declarar a Mãe, como co-padroeira da paroquia, em breve.”












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página